No dia 28 de novembro de 2016, o mundo do futebol foi abalado pela trágica queda de um avião que levava o time da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana. O acidente ocorreu nas montanhas da Colômbia, deixando apenas seis sobreviventes, incluindo três jogadores, dois tripulantes e um jornalista.

Essa tragédia abalou a cidade de Chapecó e o mundo do futebol. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, enviou uma mensagem de condolências e destacou que o futebol é uma grande família e, nessa hora, todos estamos juntos. O mundo do futebol também mostrou seu apoio à Chapecoense por meio de uma série de homenagens durante os jogos em todo mundo.

Os corpos das vítimas foram transportados para Chapecó, onde ocorreu um velório público na Arena Condá, estádio onde a equipe jogava, que foi lotado por fãs da Chapecoense e muitos outros admiradores do time. O clube também organizou uma missa de velório, seguida de um cortejo fúnebre pelas ruas de Chapecó.

Todos os jogadores da Chapecoense foram homenageados em um memorial construído no estádio, onde uma placa com seus nomes foi instalada para sempre lembrá-los. Além disso, um monumento foi erguido em La Unión, na Colômbia, local onde o avião caiu.

A dor dos familiares e amigos das vítimas é inimaginável, e muitas pessoas ainda estão se recuperando da perda de seus entes queridos. Conforme cada vítima é identificada, novos funerais são organizados e a cidade de Chapecó continua a apoiar as famílias e amigos em luto. A cidade inteira está de luto.

A baixa visibilidade e a falta de combustível foram apontadas como as principais causas da queda do avião, mas muitas perguntas ainda precisam ser respondidas. As investigações continuam e muitos estão pedindo mudanças na regulamentação da aviação civil para evitar que uma tragédia como essa aconteça novamente.

Em resumo, a tragédia da Chapecoense é a prova de que, às vezes, as coisas estão fora do nosso controle. No entanto, mostrou a força do futebol e a união que ele pode trazer, até em momentos tão dolorosos. Devemos continuar honrando as vítimas e apoiando seus familiares e amigos durante esse difícil período de luto.