O Steam é a maior plataforma de jogos no mundo dos games, no entanto, às vezes, ao tentar iniciar um jogo, nos deparamos com um erro que nos impede de jogar e pode ser bastante frustrante. Felizmente, existem várias soluções para este problema.

Antes de começarmos, vamos falar um pouco sobre o problema. Quando o Steam trava ao iniciar o jogo pode ser devido a diferentes motivos, algumas das causas mais comuns incluem:

- Um erro na instalação do jogo;

- Um problema na conexão com a internet;

- Um erro na configuração do computador para rodar o jogo;

- Um problema de compatibilidade com outros softwares instalados em seu computador.

As soluções para esse problema são diversas, mas antes de tentar qualquer uma, é bom garantir que você tenha a versão mais recente do Steam instalada em seu computador. Se mesmo assim o problema persistir, veja abaixo algumas maneiras de solucioná-lo:

1. Verifique a conexão com a internet

Um dos motivos mais comuns que podem levar ao travamento do Steam ao iniciar um jogo é a conexão com a internet. Certifique-se de que sua conexão esteja forte e estável, e se mesmo assim o problema persistir, pode ser necessário reiniciar o seu roteador.

2. Verifique os arquivos do jogo

Se o problema persistir, pode ser que haja um erro na instalação do jogo. Uma verificação dos arquivos pode resolver esse problema em poucos passos. No Steam, na guia Biblioteca clique com o botão direito do mouse no jogo que está travando e escolha a opção Propriedades. Na aba Arquivos Locais, clique na opção Verificar Integridade dos Arquivos, e aguarde até que o processo seja concluído.

3. Verifique as configurações do computador

Se o jogo travar logo após a tela de carregamento, verifique as configurações do seu computador para garantir que ele atenda aos requisitos mínimos do jogo. Os requisitos podem ser verificados na página do jogo na loja do Steam. Certifique-se também de atualizar seus drivers de placa gráfica e som para garantir um melhor desempenho do jogo.

4. Desabilite temporariamente o antivírus

Um das possíveis causas do Steam travar ao iniciar o jogo pode ser o antivírus. Alguns softwares de segurança são conhecidos por bloquear alguns jogos. Desabilite temporariamente o antivírus e tente iniciar o jogo novamente.

5. Reinstale o jogo

Se nenhuma das dicas acima ajudar, pode ser necessário reinstalar o jogo. Na guia Biblioteca clique com o botão direito do mouse no jogo e selecione a opção Desinstalar. Reinstale o jogo novamente pelo Steam e tente jogá-lo novamente.

Conclusão

Em suma, o travamento do Steam ao iniciar um jogo é um problema comum, mas que pode ser facilmente resolvido com as soluções apresentadas acima. E não se esqueça, se o problema persistir, você pode entrar em contato com a equipe de suporte do Steam para obter mais ajuda. Não deixe de tentar essas soluções e até breve em seu jogo preferido!